da Bahia para o Mundo
  • pt-br
  • en

Mensagem de Sustentabilidade

A região onde estamos presentes desde 1991, no Sul da Bahia, é marcada por ciclos econômicos – iniciados com a exploração madeireira – que atraíram um grande fluxo migratório, gerando conflitos pelo uso e ocupação de terras e impactando negativamente o bioma da Mata Atlântica. É nesse cenário desafiador que a Veracel está inserida e onde, a cada dia, extraímos novos aprendizados e procuramos deixar nossa contribuição para o desenvolvimento do território.

Esse compromisso é alicerçado por nossa estratégia de sustentabilidade, com princípios que fazem parte de nosso DNA. A Veracel é uma empresa com vocação para o diálogo, com atuação responsável e transparente. E não poderia ser diferente. Uma empresa de base florestal naturalmente precisa cuidar os aspectos ambientais inerentes à sua atividade. Dependemos do meio ambiente para obter nossa matéria-prima, a madeira de eucalipto. Nossas operações tem uma relação de interdependência com os recursos naturais, os quais procuramos cuidar e preservar. Nossas atividades têm interferência na vida das pessoas e devem ser mitigadas quando negativas e potencializadas quando geram impactos positivos.

Com mais de 50% de nossas terras destinadas à preservação, manejamos nossa base florestal a partir do conceito de plantio em mosaico, que associa a proteção da floresta plantada com a conservação do bioma Mata Atlântica, promovemos a proteção física das áreas sob a responsabilidade da Veracel, e priorizamos a conectividade de fragmentos por meio da formação de corredores ecológicos. Otimizamos nossos investimentos em forma de arranjos institucionais e parcerias, a exemplo do projeto de Observação de Aves, na RPPN Estação Veracel, e assim conseguimos dar maior amplitude às nossas ações.

Ao longo destes 26 anos, temos evoluído no diálogo e interação com as comunidades, incluindo as tradicionais, procurando conhecer melhor suas demandas e perfis para direcionar nossos investimentos. As comunidades indígenas têm nossa atenção e apoio como as iniciativas empreendidas no campo da educação, cultura e geração de renda. E também conseguimos estruturar um grande projeto decorrente de um acordo, com os movimentos sociais, para fazer frente ao conflito pelo uso da terra, contribuindo para a implantação de assentamentos com qualidade e sustentabilidade.

Nossa atuação está calcada na sustentabilidade, como um conceito transversal que deve sempre permear as decisões na companhia. Esta publicação, ilustrada por resultados, indicadores e histórias é mais um canal utilizado pela Veracel para informar e colher opiniões, críticas e sugestões. Afinal, temos consciência que nosso aprendizado é diário e se nutre da inter-relação com os diversos públicos de interesse.

 

 

Renato Carneiro

Gerente de Sustentabilidade da Veracel

VOLTAR AO TOPO

Qual a sua opinião sobre o relatório?(Clique e responda à pesquisa)